28/07/2025
Publicado na revista científica Nature Biomedical Engineering, um estudo de cientistas da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, mostra que são cada veza mais viáveis, vacinas contra o câncer.
A pesquisa mostra um caminho pra criar uma vacina que, sozinha, serviria para tratar diversos tipos de câncer e diferentes pacientes, por não envolver um alvo específico de cada tumor. A dose estimula a produção de uma proteína chamada PD-L1 pelas células cancerígenas, que as torna mais sensíveis à imunoterapia.
No trabalho, os cientistas testaram o uso da vacina universal de forma aliada à imunoterapia em camundongos com câncer de pele, osso e cérebro. Eles obtiveram resultados melhores do que apenas com os medicamentos. Em alguns casos levou à eliminação do tumor por completo.
Segundo os pesquisadores, essa descoberta é uma prova do conceito de que essas vacinas poderiam, potencialmente, ser comercializadas como vacinas universais contra o câncer, capazes de sensibilizar o sistema imunológico contra o tumor individual de um paciente.
Enquanto isso, já há uma série de outras vacinas contra o câncer personalizadas, que estão em estágios avançados dos testes clínicos.
O novo estudo foi realizado até agora apenas em camundongos, segundo matéria do jornal O Globo.