07/07/2025
Cientistas britânicos vão dar início ao Projeto de Genoma Humano Sintético (SynHG) que procura desenvolver as ferramentas necessárias para criar um DNA humano artificial do zero. O objetivo do projeto é desvendar os pontos que faltam sobre o código genético e que o conhecimento gere, a longo prazo, novos tratamentos, como a produção de terapias celulares e tecidos humanos para transplantes resistentes a infecções.
Segundo matéria do jornal O Globo, o projeto é liderado pelo professor Jason Chin, do Instituto de Biologia Generativa da Universidade de Oxford, em colaboração com uma equipe de pesquisadores das universidades de Cambridge, Kent, Manchester e da Imperial College London.
O projeto é comparado ao do Genoma Humano, que levou anos e, em 2003, conseguiu sequenciar pela primeira vez todos os genes que compõem o DNA humano, ou seja, o genoma. O objetivo agora é conseguir construí-lo em laboratório. Hoje, tratamentos genéticos conseguem apenas editá-lo, e mesmo assim de forma muito incipiente.