14/04/2025
A IDF, sigla em inglês de Federação Internacional de Diabetes, reconheceu uma nova classificação para diabetes, chamada de tipo 5, durante o Congresso Mundial de Diabetes realizado na semana passada em Bangkok, na Tailândia.
A medida é uma renomeação do diabetes relacionado à desnutrição, um diagnóstico que normalmente afeta adolescentes e jovens adultos magros e desnutridos em países de baixa e média renda. Durante o evento, foi anunciada também a criação de um grupo de trabalho para desenvolver um diagnóstico formal e diretrizes terapêuticas para a doença nos próximos dois anos.
O diabetes tipo 5 é devido à desnutrição e o mecanismo de desenvolvimento da doença ainda não foi completamente compreendido, segundo especialistas. Estima-se que afete atualmente de 20 a 25 milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente na Ásia e na África, sendo mais comum do que a tuberculose e quase tão comum quanto a AIDs. Os pacientes muitas vezes não vivem mais do que um ano após o diagnóstico, de acordo com matéria do jornal O Globo.