10/02/2025
Matéria publicada na revista Científica Molecular Psychiatry mostra que o Canabidiol (CBD), composto químico presente na Cannabis Sativa, nome científico da maconha, pode diminuir o desejo por álcool em pessoas que sofrem de alcoolismo.
Em um novo estudo, cientistas do grupo de pesquisa em Comportamento Aditivo e Medicina de Dependência do CIMH, encontraram evidências de que a substância age no centro de recompensa do cérebro, região associada ao vício, diminuindo sua ativação.
No ano passado, o Brasil atingiu a marca de 672 mil pacientes que utilizam a cannabis medicinal para tratamento de saúde. Até hoje os efeitos produtivos do CBD já foram comprovados para tratar esclerose múltipla, epilepsia, transtorno do espectro autista, doença de Parkinson, fibromialgia e dor Crônica. Mas os produtos vêm sendo indicados para dezenas de outras doenças, como câncer, Alzheimer, espasticidade muscular, estresse pós-traumático, transtornos de ansiedade e glaucoma.
O Canabidiol em suas diferentes versões como óleos, pomadas e até rações, pode ser utilizado mesmo para alívio de dores em cães.