03/02/2025
Uma técnica de congelamento do câncer de mama, que usa nitrogênio líquido para destruir o tumor, testada na Universidade Federal de São Paulo, teve 100% de eficácia em testes iniciais. O novo tratamento, que começou em Israel e já é utilizado em países como Estados Unidos e Japão, foi aprovado pela ANVISA-Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mas ainda não é coberto pelos planos de saúde ou oferecido pelo SUS, já que as agulhas utilizadas no procedimento tem um valor alto.
A técnica, conhecida como crioablação foi testada dia 13 de janeiro último na Unidade Diagnóstica do ambulatório de Mastologia do Hospital São Paulo, é um procedimento minimamente invasivo e consiste na utilização de nitrogênio líquido para gerar temperaturas extremamente baixas e congelar e destruir as células cancerígenas. Uma das vantagens da técnica é que pode ser feita em ambulatório, com anestesia local, sem necessidade de internação hospitalar, além de ser indolor, com alto grau de precisão e rápida.
O procedimento na Unifesp foi realizado por meio de uma parceria com a empresa KTR Medical, representante da Ice Cure e da solução ProSense no Brasil, o Hospital Israelita Albert Eisntein e o HCor, segunda o jornal O Globo.