NOTÍCIAS

Novos padrões para obesidade

20/01/2025

Foi publicado na última semana pela revista The Lancet Diabetes & Endocrinology um parecer de uma comissão internacional de especialistas em obesidade, determinando novas formas de diagnóstico e priorização do tratamento da doença que, segundo o Ministério da Saúde, afeta dois a cada cinco brasileiros e, em termos globais, pode chegar a 1 bilhão de pessoas.

Um dos destaques do documento é a definição de obesidade “clínica” e “pré-clínica”, cuja determinação vai orientar o grau de risco à saúde do paciente.  O documento defende ainda, que os casos que indicam o risco de desdobramentos mais severos, agora chamados de casos clínicos, tenham prioridade no tratamento cirúrgico e de novas drogas.

O documento não deixa de considerar, no entanto, a obesidade clínica como uma doença, e não somente como fator de risco para outros problemas de saúde, que afetam órgãos e tecidos, semelhantes ao que ocorre com outras doenças crônicas, podendo causar apneia do sono, dificuldades respiratórias, problemas cardíacos, comprometimento metabólico, alterações hepáticas, renais e urinárias, entre outros.

Retornar
SOCIEDADE BRASILEIRA DE VIDEOCIRURGIA, ROBÓTICA E DIGITAL - SOBRACIL
Av. das Américas, 4801 - sala 308 - Barra da Tijuca - 22631-004 - Rio de Janeiro - RJ
secretaria@sobracil.org.br   Tel. +55 21 3325-7724


Desenvolvido por