06/01/2025
“O álcool é uma das principais causas preveníveis de câncer, e as bebidas alcoólicas devem ter um rótulo de advertência, assim como os maços de cigarro” afirma Vivek Murthy, cirurgião geral dos Estados Unidos e autoridade máxima do país, segundo matéria publicada na última semana, no jornal New York Times.
Segundo o Dr. Murthy, por décadas, o consumo moderado de álcool foi indicado para ajudar a prevenir ataques cardíacos e derrames. Mas pesquisas crescentes têm vinculado o consumo de álcool, às vezes até dentro dos limites recomendados, a vários tipos de câncer.
Nos Estados Unidos, os rótulos atualmente afixados em garrafas e latas de bebidas alcoólicas alertam sobre beber durante a gravidez ou antes de dirigir e operar outras máquinas, e sobre riscos gerais à saúde. Mas Vivek Murthy diz que o álcool contribui diretamente para 100 mil casos de câncer e 20 mil mortes relacionadas a cada ano. Segundo a OMS-Organização Mundial de Saúde, não há limite seguro para o consumo de álcool, que é a terceira principal causa evitável de câncer, depois do tabaco e da obesidade.