21/10/2024
Foi apresentada no Congresso de Gastroenterologia da Europa – URG Week, em Viena, na Áustria, uma nova estratégia de tratamento para o diabetes tipo 2 que consegue reduzir e, em alguns casos, eliminar a necessidade de terapia com insulina.
O novo procedimento, conhecido como ReCET- Recelularização via Terapia de Eletroporação, combinado com a semaglutida, principal ativo presente no Ozempic, teve como resultado o fim da terapia com insulina para 86% dos pacientes pesquisados, e o resultado se manteve no acompanhamento de 24 meses. Nesses casos, todos os pacientes mantiveram o controle glicêmico, com os níveis de HbA1c abaixo de 7,5%, e nenhum efeito adverso foi relatado. A terapia com substância do Ozempic eliminou o uso da insulina.
O Ozempic é um medicamento que tem como principal ativo a semaglutida, uma forma sintética do hormônio GLP-1, aprovado pela Anvisa para o tratamento do diabetes tipo 2. A substância é a mais avançada até o momento no país entre os chamados análogos de GLP-1 no corpo humano.