08/07/2024
A OMS-Organização Mundial de Saúde lançou, na última semana, a primeira diretriz de tratamento clínico para pessoas que querem parar de fumar, tanto cigarros convencionais, como os eletrônicos, o artesanal, narquilés e charutos, entre outros.
Segundo a diretriz, combinar remédios com intervenções comportamentais é a forma mais eficaz de cessar o tabagismo.
Entre as alternativas farmacológicas, a organização recomenda a terapia de reposição da nicotina, como adesivos, pastilhas e goma de nicotina, e os remédios bupropiona, vareniclina e cistina.
Em relação às intervenções comportamentais, a OMS orienta a oferta de aconselhamento breve de profissionais de saúde de forma rotineira, intervenções digitais como mensagens de texto, aplicativos para smartphones e programas online, que podem ser utilizados como complemento ou ferramentas de autogerenciamento.
Hoje, 9,3% dos brasileiros com mais de 18 anos são fumantes, segunda a edição de 2023 de levantamento do Vigitel, do Ministério da Saúde. Há 35 anos, em 1989, esse percentual era de 34,8% da população adulta, de acordo com a Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição (PNSN) da época, segunda matéria do jornal O Globo.