10/06/2024
Foi apresentado na ASCO Annual Meeting 2024, congresso mundial de oncologia realizado na última semana, em Chicago, nos Estados Unidos, um trabalho inédito brasileiro mostrando que a combinação de quimioterapia com imunoterapia é eficaz no tratamento do câncer avançado do pênis.
Segundo os oncologistas que participaram do trabalho, o estudo clínico HERCULES – LACOG 0218 começou a ser desenvolvido em 2020, com 33 pacientes, e os resultados mostraram que 75% dos pacientes tratados tiveram algum grau de redução do volume tumoral, sendo que 39,4% apresentaram redução significativa.
Além disso, dois marcadores foram identificados através de exames nas amostras tumorais que são potenciais preditores de melhor resposta ao tratamento, o P16 e o TMB. Pacientes com P16 positivo e TMB alto tiveram taxa de respostas, ou redução do volume tumoral, de 55,6% e 75% respectivamente.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é considerado o país com maior incidência de câncer de pênis do mundo, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. O tumor representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem homens brasileiros.
O estudo foi realizado por oncologistas brasileiros em parceria com o Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG).