NOTÍCIAS

Veneno de cascavel X esclerose múltipla

03/06/2024

Estudo publicado na revista científica “Brain,Behavior and Immunity “ mostra que o veneno da cobra venenosa Cascavel é uma nova possibilidade no tratamento contra a esclerose múltipla, doença em que o sistema imunológico extermina os nervos.

Segundo pesquisadores do Instituto Butantan, responsáveis pelo estudo, a crotoxina, presente no veneno do animal, evitou o desenvolvimento da doença em 40% das amostras tratadas de animais. Foi descoberto, então, que o neurotransmissor acetilcolina era o responsável por isso. Aqueles que não ficaram doentes apresentaram níveis aumentados de genes para receptores onde a acetilcolina atua, enquanto o outro grupo teve esses genes suprimidos.

Segundo os estudiosos, acetilcolina é um neuromodulador do sistema nervoso central e o que foi constatado, é que alguns receptores nessa via estavam diminuídos nos modelos animais que tiveram a doença, e aumentados naqueles tratados com crotoxina.  Dados da literatura já mostravam uma diminuição de acetilcolina em pacientes com esclerose múltipla.

Outras pesquisas recentes também tem avançado no efeito modulador da crotoxina sobre os macrófagos, células de defesa do organismo, na presença do câncer.

Retornar
SOCIEDADE BRASILEIRA DE VIDEOCIRURGIA, ROBÓTICA E DIGITAL - SOBRACIL
Av. das Américas, 4801 - sala 308 - Barra da Tijuca - 22631-004 - Rio de Janeiro - RJ
secretaria@sobracil.org.br   Tel. +55 21 3325-7724


Desenvolvido por