20/05/2024
Estudo da Fundação do Câncer mostra que o tabagismo é responsável por 80% dos óbitos de câncer de pulmão no Brasil: 85% entre homens e cerca de 80% entre as mulheres. O trabalho, que foi apresentado no 48º Encontro do Group for Cancer Epidemiology and Registration in Latin Language Countries Annual Meeting - GRELL 2024, na Suiça, mostrou que só para este ano, no Brasil, são estimados 14 mil novos diagnósticos entre mulheres e 18 mil entre homens. Segundo os dados, o Sul é a região com maior incidência da doença.
O estudo mostrou ainda, que a epidemia do tabagismo se concentra em indivíduos de menor poder aquisitivo e baixa escolaridade. Dados mundiais da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer - IARC, analisados pela Fundação mostram que se o padrão de tabagismo se mantiver, é esperado um aumento de mais de 65% na incidência da doença e 74% na mortalidade por câncer de pulmão até 2040, em comparação com 2022.
Outra informação importante divulgada pelo estudo: ao analisar as informações de todas as regiões do país, o que se observa é que existe um aumento expressivo da taxa de mortalidade à medida que a população envelhece.