08/04/2024
Cientistas da Comissão de Energia Atômica da França revelaram as primeiras imagens de cérebros humanos captadas pelo scanner de ressonância magnética mais poderosos do mundo, com um nível de precisão inédito. Os especialistas acreditam que elas podem lançar luz sobre os mistérios da mente e as doenças dessa região.
Os pesquisadores usaram a máquina, chamada de Iseult, pela primeira vez em 2021, para escanear uma abóbora. Recentemente, as autoridades de saúde da França, liberaram sua utilização para cérebros humanos, mostrando um exame decisivo para detecção e tratamento de várias doenças.
O campo magnético criado pelo scanner é de impressionantes 11,7 teslas, segundo os especialistas. Essa potência confere ao novo aparelho dez vezes mais precisão do que as ressonâncias magnéticas comumente utilizadas em hospitais, cuja potência normalmente não ultrapassa três teslas. Com o novo scanner podem ser vistos os minúsculos vasos que alimentam o córtex cerebral, ou detalhes do cérebro que eram quase invisíveis até agora.