17/07/2023
Estudo realizado pela USP-Universidade de São Paulo e publicado na revista científica Nature Reviews Endocrinology, alerta para a importância da alimentação materna saudável durante a gestação. Tanto a insuficiência quanto o excesso alimentar nessa fase, podem causar doenças metabólicas como hipertensão e obesidade na vida adulta da criança.
De acordo com o estudo, o desequilíbrio causa alterações no tecido adiposo do corpo materno, que produz hormônios importantes para o controle do metabolismo, como a leptina e a adiponectina, substâncias que são os principais personagens na intermediação entre a saúde materna e o desenvolvimento fetal de seus filhos, segundo matéria do jornal O Globo.
Especialistas explicam, que filhos de mães desnutridas tendem a ter organismos com tendência a pouco gasto energético no metabolismo, por isso, podem nascer abaixo do peso. Ao serem inseridos em ambiente com fartura depois de adultos, podem engordar com maior facilidade por comer excessivamente.
Por outro lado, dizem, filhos de mães com diabetes gestacional, podem criar resistência aos hormônios leptina e adiponectina, já que a mãe tem muita glicose no sangue, que vai direto para o bebê.
Esses desequilíbrios devem ser contornados, para que a mulher não entre na gestação obesa, consiga controlar o açúcar com remédios, dieta e exercícios e não ganhe muito peso durante a gestação.