26/06/2023
Pesquisadores do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, acabam de publicar na revista científica The Lancet, trabalho mostrando que o diabetes cresce em ritmo “alarmante” em todo o mundo e, até 2050, a doença atingirá cerca de 13% da população mundial, considerando a estimativa das Nações Unidas de 9,7 bilhões de habitantes para o ano.
Hoje são cerca de 529 milhões de pessoas com a doença, uma prevalência global de 6,1%. O impacto é mais significativo entre os maiores de 65 anos, onde um a cada cinco idosos tem diabetes. Entre pessoas de 75 a 79 anos, passa a ser um a cada quatro.
A maior prevalência é observada nas regiões do Norte da África e do Oriente Médio: 9,3%. Entre os idosos desses locais na faixa dos 70 anos, é de alarmantes 39,4%, ou seja, mais de um a cada três indivíduos.
Para o futuro próximo, as conclusões da pesquisa apontam para o aumento acelerado da doença, uma das dez principais causas de morte e incapacidade no mundo, já que aumenta o risco de doenças cardíacas e derrames.