12/06/2023
Estudo realizado na Universidade de Gotemburgo, na Suécia, e publicado na revista científica eBioMedicine, mostra que a Semaglutina, princípio ativo do Ozempic, é eficaz para tratar diabetes tipo 2, obesidade e, provavelmente, dependência de álcool.
No estudo, ratos dependentes de álcool foram tratados com Semaglutina, o que reduziu significativamente o consumo de álcool e até mesmo a ingestão em recaídas, que são um grande problema para indivíduos com dependência, pois quando uma pessoa que se absteve de álcool por um período, tem uma recaída, ela bebe mais do que antes da abstinência.
O Ozempic tem como princípio ativo a Semaglutina, uma forma sintética do hormônio GLP-1, aprovado pela ANVISA- Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para o tratamento do diabetes tipo 2. O medicamento age no corpo imitando um hormônio ligado ao apetite e a alimentação, ajudando a estimular a produção de insulina e, dessa forma, diminuir os níveis de glicose no sangue do indivíduo. Por isso, quem usa o remédio sente menos fome, se alimenta menos e emagrece.
Os pesquisadores ponderam, no entanto, que são necessários mais estudos antes de indicar a Semaglutina para o controle da dependência do álcool.