05/06/2023
Pesquisadores do Sydney Royal Hospital for Women, na Austrália, anunciaram um grande avanço no tratamento da endometriose, doença dolorosa e debilitante, que diminui a capacidade das mulheres em todas as suas funções, sejam profissionais ou pessoais.
A equipe cultivou tecidos de todos os tipos conhecidos de endometriose, analisando as mudanças e comparando como eles respondem aos tratamentos, para que os diversos tipos da doença, no futuro, possam ser tratados de maneira mais eficaz.
Segundo os especialistas, o desenvolvimento desses estudos é comparável aos já realizados no tratamento do câncer de mama há três décadas.
A endometriose é uma doença crônica que afeta pelo menos uma em cada nove mulheres, com sintomas que incluem dor abdominal, menstruação intensa, fortes dores durante as relações sexuais e pode causar a infertilidade. Ainda não existe um tratamento especifico para a doença. Em geral casos leves são tratados com medicamentos que suspendem a menstruação, como a pílula anticoncepcional, tomada sem intervalo. Lesões mais profundas devem ser retiradas cirurgicamente.