NOTÍCIAS

Lançado novo aparelho para ajudar tratamento do Parkinson

10/10/2022

Foi desenvolvido no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, um dispositivo sem fio doméstico, como um roteador de wi-fi, capaz de monitorar a progressão do Parkinson, doença neurodegenerativa que afeta mais de 10 milhões de pessoas no mundo.

O dispositivo usa ondas para detectar o comportamento do paciente e ajustar o tratamento conforme as necessidades de cada paciente. Utilizado em casa, o aparelho passa a analisar medidas como os movimentos e a velocidade do caminhar do paciente, marcadores que podem ser utilizados para avaliar a gravidade e o avanço da doença.

Os cientistas do MIT informam que o método de controle da doença tem se mostrado bem eficaz, com estudos mostrando que até a respiração da pessoa detectada pelo dispositivo durante o sono pode monitorar o quadro.

Os pesquisadores dizem que o próximo passo é avaliar o uso de aparelhos semelhantes para monitorar outras doenças neurodegenerativas como Alzheimer, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e Síndrome de Huntington.

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por