NOTÍCIAS

Transplantes de fígado passam a ser cobertos por planos de saúde

03/10/2022

A Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) anunciou que incluirá os transplantes de fígado no rol dos itens com cobertura obrigatória. Assim, os pacientes que estiveram na fila única do SUS e forem contemplados com um órgão, terão suas cirurgias cobertas plenos planos de saúde.

Segundo especialistas do segmento, 93% dos transplantes de fígado realizados no país hoje são pagos pelo SUS. Essa é a 13ª atualização do rol em 2022. A ANS incorporou à lista de coberturas obrigatórias 12 procedimentos e 25 medicamentos apenas este ano, assim como ampliações importantes para pacientes com transtornos de desenvolvimento global, como o transtorno do espectro autista, além do fim dos limites para consultas e sessões de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia.

O transplante hepático é o segundo tipo mais comum de transplantes de órgãos, segundo matéria do jornal O Globo. São realizadas aproximadamente 2,2 mil cirurgias por ano no país. O procedimento é indicado para pessoas que sofrem danos graves ao fígado, de modo que sua função fique comprometida, como no caso de cirrose hepática, insuficiência hepática, câncer de fígado e hepatite.

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por