08/09/2020
Os sistemas de imagem em 4k e 3D com câmeras, luzes e dispositivos médicos mais avançados do mundo, agora também estão disponíveis nas 21 estações de videocirurgia do laboratório experimental do Centro de Treinamento em Cirurgias Minimamente Invasivas (IRCAD América Latina – filial do Hospital de Amor em Barretos). Viabilizados em parceria com a empresa especializada em fabricação de dispositivos médicos e endoscópios – Karl Storz, os equipamentos custaram cerca de 2 milhões de euros, atingindo um investimento total de 10 milhões de Euros, realizados pela alemã desde 2011.
Através de módulos, os cirurgiões podem trabalhar separadamente tanto os instrumentos flexíveis quanto os de endoscopia rígida, fluorescência e 3D, e contar com recursos agregados que melhoram ainda mais a qualidade de imagem, entre eles o Clara, que proporciona uma iluminação homogênea mesmo em áreas mais profundas, garantindo precisão nas ações a serem realizadas, o Chroma, que possibilita aumentar o contraste especialmente em relação às bordas das estruturas, o que melhora a nitidez no momento de dissecção do cirurgião, e o Spectra, recurso que possibilita o cirurgião mudar a tonalidade de determinada região, fazendo com que tenha uma visualização da parte vascular dos tecidos. O upgrade tecnológico também conta com novas fontes de luz que passam de Xenon para a tecnologia Led, que além de ser mais atual tem maior longevidade.
O coordenador científico do IRCAD – Luis Gustavo Romagnolo, destacou a importância dos médicos que buscam se atualizar terem contato com as tecnologias mais avançadas, “Aqui os cirurgiões poderão experimentar todos os tipos de tecnologia em relação a qualidade de imagem, 2D com alta definição, 3D e agora 4k, recursos importantes para atualização e êxito dos tratamentos. Poucos hospitais e Centros de Treinamento no Brasil têm a tecnologia que o IRCAD acaba de implantar”, finalizou.