O Centro de Eventos do Ceará (CEC), equipamento da Secretaria do Turismo (SETUR-CE), é um dos mais modernos espaços do gênero na América Latina e o segundo maior do Brasil em área útil, com 76 mil m².
Ao chegar em Fortaleza o visitante já pode sentir o clima contagiante da capital cearense, uma das mais vibrantes cidade do país. Metrópole moderna, aqui o sol brilha quase o ano inteiro e reflete no verde-azulado do mar que corre manso sobre suas belas praias.
Fortaleza tem a cara de seus símbolos turísticos: a jangada, a lagosta e o forró, que fazem com que o visitante se sinta em casa, cercado de gente acolhedora e bem humorada.
A força turística da cidade está na sua variedade de ofertas que inclui história, gastronomia, manifestações culturais, entretenimento e muita alegria. É uma efervescência de ritmos, cores e sabores. De segunda a segunda a cidade não para, a movimentação noturna oferece opções para todos os gostos, bolsos e idades.
O litoral de Fortaleza possui uma extensão de 34 quilômetros, com um total de 15 praias principais. Tem como limites a foz dos rios Ceará, ao norte, e Pacoti, ao sul. As praias mais frequentadas pelos fortalezenses são: Praia do Futuro (leste), Meireles, Mucuripe e Praia de Iracema (norte), Leste-Oeste e Barra do Ceará (Oeste).
A CE-040 liga a Capital aos principais destinos turísticos localizados na Costa do Sol Nascente. Para a Costa do Sol Poente, a CE-085 ou Rodovia Estruturante, leva os visitantes a São Gonçalo do Amarante (Pecém/Porto e Taíba), Paraipaba (Praia da Lagoinha) até Itapipoca (Praia da Baleia). A BR-020 liga Fortaleza à região central do Estado, que por sua vez dá acesso a Serra da Ibiapaba e Sertão dos Inhamuns.
A BR-116, maior rodovia totalmente pavimentada do País, com aproximadamente 4.513 quilômetros e que passa por dez estados, tem início em Fortaleza e termina na cidade de Jaguarão, no estado do Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai.
Por via marítima, o visitante pode chegar a Fortaleza pelo Porto de Fortaleza, localizado na bela Enseada do Mucuripe. Ele foi recentemente adaptado para receber os cruzeiros marítimos que visitam a costa brasileira.
Para o turista, a vantagem é a localização do porto, pois são menos de 10 minutos para as melhores praias de Fortaleza os principais centros de compra e a região hoteleira da cidade.
http://www.aeroportofortaleza.net/
O Aeroporto Internacional Pinto Martins (IATA: FOR, ICAO: SBFZ), localizado a apenas 8 Km do Centro de Fortaleza, é o 12º mais movimentado do País e o 3° do Nordeste em volume de passageiros domésticos e internacionais, segundo a lista dos mais movimentados aeroportos do Brasil.
Situado no bairro Serrinha (Av. Senador Carlos Jereissati, 3.000), o Aeroporto de Fortaleza teve suas origens na pista do Alto da Balança, construída na década de 1930 e utilizada até o ano 2000 pelo Aeroclube do Ceará. O novo e moderno terminal de passageiros, com 32 mil metros quadrados, foi inaugurado em fevereiro de 1998.
O novo terminal tem capacidade para 2,5 milhões de passageiros/ano, 14 posições para estacionamento de aeronaves de pequeno, médio e grande porte (inclui-se Boeing 747- 400), o TAG (Terminal de Aviação Geral) possui sete hangares, 29 posições de estacionamento de aeronaves de pequeno porte, três pontos de estacionamento de helicópteros e vias de serviço e estacionamento público com 900 vagas.
No aeroporto estão disponíveis serviços de informações turísticas, agências de turismo, pontos de táxis (comum e especial), locadoras de veículos, ônibus (urbano, executivo e para embarque/desembarque remotos), praça de alimentação, free-shop, posto de primeiros socorros, Sala VIP e aeroshop com 40 lojas.
Não há ônibus executivos que servem diretamente o aeroporto, porém, várias linhas urbanas fazem transporte para o Aeroporto de Fortaleza, ligando-o a várias regiões da cidade.
O serviço de táxi do Município de Fortaleza é disciplinado pela Lei 4.164, de 03 de Maio de 1973, Lei nº 9.430, de 15/10/2008 e pela Lei nº 10.147, de 19/12/2013. Verifique o valor da tarifa:
https://catalogodeservicos.fortaleza.ce.gov.br/categoria/mobilidade/servico/493
Casas do Turista
Nas Casas dos Turistas, localizadas em pontos estratégicos da cidade, as pessoas podem buscar informações sobre transporte, praias, hotéis e restaurantes. Nos locais, há serviços de internet, vídeos e atendimento bilíngue das 9h às 20h. A Casa do Turista da Beira-Mar funciona todos os dias da semana, enquanto a do Mercado Central e da Praça do Ferreira e da Praia do Futuro, de segunda a sábado.
Mercado Central
O Mercado Central, entre a Praia de Iracema e o Centro da cidade, é um prédio de quatro pisos voltado para a venda de produtos artesanais cearenses. No local, há mais de 500 lojas, com artigos em couro (sandálias, sapatos, chapéus, bolsas e malas), rendas e bordados em roupas e em peças de cama, mesa e banho, rendas de bilro, camisetas, souvenires, bijuterias, jóias em ouro, artigos para decoração, dentre diversos outros itens.
Mercado dos Peixes
O Mercado dos Peixes, tradicionalmente conhecido em Fortaleza pela venda de pescados frescos.
Praia Acessível
O programa Praia Acessível oferece espaço de lazer com esteira de acesso e cadeiras anfíbias, que possibilitam o banho de mar de pessoas com deficiência física e/ou motora ou dificuldade de locomoção. O local tem estrutura para vôlei e frescobol adaptados, piscinas, cadeiras e mesas cobertas com toldos, banheiro acessível e itens de segurança. O projeto funciona de quarta a domingo, de 9h às 14h, e, no período janeiro, julho e dezembro, de segunda a segunda, de 9h às 14h.