Órgão Oficial de Divulgação Científica da
Sociedade Brasileira de Videocirurgia

ISSN: 1679-1796
ANO 3 Vol 3  Nº 4 - Out/Dez 2005

<<  Arquivo PDF  >>



Sobracil, Um Capítulo na História da Medicina Brasileira

Sobracil, A Chapter of the History of Brazilian Medicine


 

Francesco Viscomi
 

VISCOMI F. Sobracil , Um Capítulo na História da Medicina Brasileira. Rev bras videocir 2005; 3 (4):181-182.



 


 



A

Videocirurgia no Brasil iniciou suas atividades no segundo semestre de 1989 e passou a ter sua técnica mais difundida nos anos 90. A princípio e coerente com a historia, pouco crédito foi dado a uma técnica que mudava o paradigma cirúrgico. Foi o esforço de alguns ginecologistas e cirurgiões que manteve a chama acesa naquele inicio de atividade. Os que se levantavam contra, esbarravam não só nas vantagens que a técnica oferecia aos pacientes (menor trauma cirúrgico, menor tempo de permanência hospitalar , rápida recuperação), mas principalmente pela crença e bravura deste grupo que acreditou na Videocirurgia. Coerente também com a história da criação das Sociedades Médicas, este grupo se reuniu em torno de um ideal e criou a SOBRACIL _ a princípio Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica em julho de 1991.
   A partir daí e durante vários anos a SOBRACIL foi a única Sociedade de Videocirurgia no Brasil a estabelecer normas, encontros, cursos de treinamento, congressos regionais e congresso nacional a cada dois anos. Na medida em que a Videocirurgia evoluía e se difundia em todos os estados do Brasil , a SOBRACIL ficava mais forte . Este pequeno grupo que iniciou a Videocirurgia , alguns anos depois, passou a ser a maior sociedade de videocirurgia do mundo com cerca de 3.000 sócios. Elaborou-se o certificado de habilitação mais valorizado e coerente com a técnica videocirúrgica, aceito e requisitado em todo o Brasil pela maioria dos planos de saúde.
   A SOBRACIL conseguiu criar uma sociedade multiprofissional com a participação de ginecologistas, cirurgiões gerais, proctologistas, urologistas, cirurgiões torácicos, cirurgiões pediátricos, cirurgiões plásticos tendo como fio condutor a cirurgia minimamente invasiva. Ganhou-se espaço internacional com participação ativa em congressos de sociedades internacionais e fliação à ALACE _ Associação Latino Americana de Cirurgia Endoscópica. Criou-se uma revista cientifica chamada Revista Brasileira de Videocirurgia com edições regulares e um jornal mensal distribuído aos sócios. Não há dúvida que em grande parte se deve a SOBRACIL o mérito da Videocirurgia brasileira ser uma das melhores do mundo.
   A SOBRACIL sempre teve consciência que a Videocirurgia não era uma nova especialidade, porém também teve muito claro que não era simplesmente uma via de acesso como muitos quiseram e ainda querem denominá-la. A Videocirurgia é um novo paradigma cirúrgico que engloba conhecimentos anatômicos e fisiopatológicos específicos, que requer treinamento em novas técnicas cirúrgicas, um saber operar diferente da via convencional, um cuidado pós operatório que contemple o procedimento cirúrgico realizado. Realmente não é apenas uma via de acesso. É sim uma "área de atuação" como poucas pois está inserida em várias especialidades compartilhando equipamentos , técnicas e intenções em procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos.
   A diretoria da SOBRACIL estabeleceu como meta para este biênio várias ações a exemplo das diretorias anteriores com o objetivo de elevar cada vez mais o nome da Videocirurgia brasileira. Para isso precisamos estar unidos, fortes e confiantes em nossa sociedade. Escrevemos um capítulo na história da Medicina Brasileira, este mérito ninguém vai poder nos tirar.

Saudações Sobracilianas
Atenciosamente,

Prof. Dr. Francesco Viscomi
Presidente da Sociedade Brasileira de Videocirurgia SOBRACIL