Órgão Oficial de Divulgação Científica da
Sociedade Brasileira de Videocirurgia

ISSN: 1679-1796
ANO 1 Vol1  Nº 3 - Jul/Set 2003


DELTA MADUREIRA FILHO
Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia da F. de Medicina da UFRJ
Chefe do Serviço de Cirurgia do H.U.C.F.Fº - UFRJ
Mestre, Doutor e Docente Livre em Cirurgia Geral
Membro Titular da Academia Nacional de Medicina
Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões


Cirurgia Robótica

O

obôs sempre foram usados na indústria para substituir trabalhadores humanos na complementação de tarefas que requerem movimentos precisos e repetitivos. Ultimamente, têm sido utilizados em medicina com a finalidade de apurar a técnica operatória e, com o avanço da cirurgia mini-invasiva, para possibilitar a realização de cirurgias "à distância" entre países e continentes.
    As vantagens dos robôs incluem movimentos eficientes, precisos e incansáveis que podem ser usados em uma grande variedade de aplicações médicas.
    A movimentação linear dos instrumentos no campo operatório na cirurgia laparoscópica na direção vertical e horizontal, usando-se pinças longas, favorece a utilização da robótica.
    Além da cirurgia geral, várias especialidades estão utilizando robôs para aumentar a habilidade do cirurgião na realização de procedimentos precisos. Há algum tempo os tumores intracranianos vêm sendo submetidos à biópsia, de maneira acurada, através da assistência robótica. Ortopedistas têm usado um dispositivo robótico chamado "Robodoe" para perfurar com precisão os ossos permitindo o encaixe perfeito de próteses. Aplicações urológicas usam sistemas muito precisos para auxiliar na realização das ressecções trans-uretrais da próstata.
    Recentemente, foi desenvolvido um braço mecânico motorizado para controlar a óptica na cirurgia laparoscópica, hoje aprovado pelo FDA, já sendo usado em todo o mundo. Refiro-me ao AESOP (Automatic Endoscopic Optimal Positioning). O cirurgião utiliza o comando de voz para o controle da câmera não sendo necessário outro médico para executar este trabalho. Os estudos têm demonstrado que a visão da óptica é mais precisa, a cirurgia mais rápida, ocorre menos "contaminação" da lente, sendo possível realizar o procedimento com custo menor.
    Atualmente, dois sistemas robóticos completos têm sido usados para melhorar a técnica dos cirurgiões e executar cirurgias à distância. O "ZEUS" e o "DA VINCI". Ambos possuem um console ergonômico onde o cirurgião, confortavelmente, trabalha sentado, empregando "manoplas" ou "dedeiras" para executar os movimentos. Os robôs possuem três braços que executam os movimentos ordenados. Um deles executa o trabalho de controlar a câmera, enquanto os outros dois reproduzem os movimentos da mão direita e esquerda do cirurgião. Se houver necessidade de mais um acesso, poderá ser usado um braço fixo. O controle da câmera no "Zeus" é realizado através da voz do médico, que usa o mesmo sistema Aesop citado acima. No "Da Vinci" a câmera move-se automaticamente e orientada pelo movimento das pinças. Ambos trabalham com imagens tridimensionais.
    O treinamento com os sistemas robóticos é fácil e rápido, principalmente para cirurgiões com treinamento anterior em cirurgia aberta e laparoscópica. Os movimentos do cirurgião são semelhantes aos movimentos da cirurgia aberta (pinças movem-se na mesma direção da mão) e os instrumentos são os mesmos usados na técnica por laparoscopia.
    O custo dos robôs usados em cirurgia ainda é alto. Os sistemas ainda são complexos, porém o futuro se encarregará de barateá-los e simplificá-los. Os primeiros computadores (cérebros eletrônicos) ocupavam espaço de uma sala e só podiam ser adquiridos por grandes empresas.
    O tempo passa muito rápido para a evolução da tecnologia.
    Em um dos seus últimos discursos, o professor Ugo Pinheiro Guimarães, ao ser homenageado pelo Departamento de Cirurgia da UFRJ, citou:

    - "Quando pequeno fui levado pelo meu pai para assistir o primeiro vôo do 14 Bis. Santos Dumont conseguiu o grande feito de fazê-lo voar por quinhentos metros, à dez do chão. Foi o grande acontecimento mundial da época...e, nesta mesma vida, assisti o homem chegar a lua..."

    Certamente, nesta mesma vida, ainda assistiremos muito acontecer na cirurgia robótica.


DELTA MADUREIRA FILHO