NOTÍCIAS

Cirurgias Minimamente Invasivas - Treinamento e Ensino

19/10/2015

Dr Pedro Romanelli de Castro
Os tratamentos cirúrgicos são uma arte milenar e desde sempre um grande desafio para ser realizado e, mais ainda, para ser ensinado e aperfeiçoado. A medicina evoluiu muito nas últimas décadas e o ensino da cirurgia tem acompanhado esta evolução. A realização de cirurgias por vídeo tem facilitado a divulgação do conhecimento e o aprendizado de novos cirurgiões. Realizamos as cirurgias através de monitores, com imagens extremamente detalhadas e, desta forma, todos os participantes do ato cirúrgico tem acesso à mesma imagem. Isto democratiza as informações e nos permite compartilhar melhor as tomadas de decisão.

A tecnologia utilizada nestas cirurgias minimamente invasivas e que beneficiam consideravelmente os pacientes, tem também revolucionado o ensino da cirurgia. Temos hoje acesso a vídeos dos mais experientes cirurgiões de cada área. Baseados em imagens reais podemos discutir situações difíceis e suas soluções. Isto faz com que consigamos reconhecer um possível problema, antes mesmo dele ocorrer.

Preceptoria à distância é outra interessante ferramenta que tem sido utilizada com a melhora e barateamento das transmissões ao vivo. Com esta tecnologia um cirurgião mais experiente pode acompanhar a cirurgia em tempo real, estando distante do ato cirúrgico, mas conseguindo fazer as considerações que reduzem os riscos e encurtam a curva de aprendizado.

Esta tecnologia de transmissão ao vivo também tem permitido a realização de congressos com cirurgias ao vivo com menor custo e com o cirurgião operando em local e condições que já está acostumado. Isto reduz os problemas legais e riscos que envolvem congressos deste tipo.

Neste mês, acontecerá um destes eventos, onde haverão cirurgias robóticas transmitidas ao vivo por 24 horas ininterruptas, realizadas em centros distribuídos em vários continentes.

http://wrse24.org

O uso da tecnologia no aprendizado das cirurgias minimamente invasivas não para por aí. Muitas cirurgias já podem ser simuladas em programas de computadores. O mais recente e espetacular avanço da tecnologia, a cirurgia robótica, é uma ferramenta que promete revolucionar as possibilidades de treinamento e realização de cirurgias simuladas. Os cirurgiões, assim como os pilotos de avião, terão de ter muitas horas de “voo” antes de lidar com situações reais.

A medicina e a cirurgia continuam sendo uma arte desafiadora e instigante. Saber definir as melhores formas de ensino, nos permitirá multiplicar o beneficio aos pacientes mesmo em regiões mais remotas. Ainda temos muito a ensinar e a aprender.

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por