NOTÍCIAS

Vacina universal

22/04/2024

A revista Proceedings of the National Academy of Sciences publicou artigo na última semana, sobre pesquisas da UC Riverside demonstrando uma nova estratégia de vacina baseada em RNA, que é eficaz contra qualquer cepa de vírus e pode ser usada com segurança até mesmo em bebês ou pessoas imunocomprometidas. Segundo os pesquisadores essa pode ser a vacina universal que todos estão procurando.

Tradicionalmente, as vacinas contêm uma versão viva morta ou modificada de um vírus.  O sistema imunológico do corpo reconhece uma proteína no vírus e monta uma resposta imunológica. Essa resposta produz células T que atacam o invasor e impedem sua propagação. Também produz células B de “ memória “, que treinam o sistema imunológico para protegê-lo de ataques futuros.

A nova vacina também utiliza uma versão viva morta de um vírus. No entanto, não depende que o corpo vacinado tenha essa resposta imunológica tradicional ou proteínas imunoativas, razão pela qual pode ser utilizada por bebês cujo sistema imunológico está subdesenvolvido, ou por pessoas que sofrem de uma doença que sobrecarrega seu sistema imunitário.  Em vez disso, depende de pequenas moléculas de RNA silenciadoras.

Um hospedeiro – uma pessoa, um rato ou qualquer infectado – produzirá pequenos RNAs interferentes como resposta imunológica à infecção viral.  Esses RNAi então derrubam o vírus. A razão pelo qual os vírus causam doenças com sucesso é porque produzem proteínas que bloqueiam a resposta do RNAi do hospedeiro.

Retornar
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL
Av. das Américas, 4801 - sala 308 - Barra da Tijuca - 22631-004 - Rio de Janeiro - RJ
secretaria@sobracil.org.br   Tel. +55 21 3325-7724


Desenvolvido por