NOTÍCIAS

Assembléia conclama nova diretoria
Presidente atual agradece apoio e comemora resultados de gestão

27/09/2014

Os associados da Sobracil que participam da 12a edição do Congresso Brasileiro de Videocirurgia aprovaram ontem a nova diretoria da entidade para o biênio 2015-2016, com o professor Carlos Eduardo Domene como presidente. A posse ocorrerá em janeiro. Na mesma ocasião, o atual Presidente da Sociedade, Cláudio Crispi, agradeceu o apoio que recebeu e brindou os resultados alcançados, entre eles um crescimento jamais visto na entidade. Só no ano passado, a Sobracil recebeu 481 novos associados e o pagamento de anuidades cresceu 16,2 por cento.

"Estamos muito felizes de encerrar esse cíclo da nossa gestão com resultados tão positivos. Conseguimos realizar todas as ações que programamos e com êxito. A Sociedade cresceu e continuará neste caminho, tornando-se cada vez mais presente na vida dos médicos que se dedicam à videocirurgia e à robótica", afirmou Claudio Crispi.

Em dois anos, a Sobracil investiu na educação médica continuada, por meio de projetos de grande sucesso, como o Programa Jovem Cirurgião Despertar, que mobilizou profissionais recém-formados de todo o país, com noções básicas de videocirurgia. Realizado com patrocínio exclusivo da Johnson &Johnson, o programa terá nova edição em 2015. As inscrições já podem ser feitas na Sobracil.

Outras ações realizadas foram o Sobracil Day, com patrocínio da Covidien, que possibilitou a realização de cursos de curta duração em diferentes regiões do país, assim como a Sobravideo, biblioteca digital que reúne vídeos destinados à formação e ao treinamento de médicos na área da cirurgias minimamente invasivas.

Foco em treinamento
Dar continuidade às ações realizadas, em especial com foco no treinamento, será o principal compromisso da nova diretoria. Domene lembrou que esse deve ser o compromisso da Sobracil, já que o Brasil dispõe de um número elevado de escolas de medicina - 39 escolas foram recém-criadas e muitas das que existem contam com hospitais escolas que não oferecem formação na área de laparoscopia. "Quem toca piano bem é quem estuda bastante e não o virtuoso", afirmou, para destacar o papel do treinamento na formação do médico diante dos novos recursos tecnológicos que estão à disposição.

O vice-presidente da nova diretoria eleita, Armando Melani, do Ircad, também ressaltou a importância desse tipo de ação. Segundo ele, é preciso inserir cada vez mais os jovens médicos e também os experientes em práticas que resultem em mais segurança para a prática profissional e a recuperação dos pacientes.

Domene elogiou a gestão de Cláudio Crispi, por ter possibilitado o fortalecimento da Sobracil e disse que seu principal desafio será manter o mesmo ritmo.

Novo nome
Na assembléia foi aprovada a mudança de nome da Sociedade para Sociedade Brasileira de Cirurgias Mimimamente Invasivas e Robótica. Além disso, a partir de agora os médicos residentes e os estudantes de pós-graduação poderão fazer parte da entidade. A participação de residentes foi iniciada excepcionalmente com o Programa Jovem Cirurgião Despertar. Agora, será estendida a todos os interessados. "Isso representa a renovação da sociedade"' explicou Crispi.

Próximo congresso
São Paulo sediará o congresso nacional da Sobracil em 2016. O evento terá como sede o Centro de Convenções Rebouças. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site www.sobracil.org.br/congresso

Na assembléia realizada nesta sexta-feira foi também decidida a cidade sede do congresso de 2018: Curitiba foi escolhida por 49 votos, enquanto Fortaleza recebeu 41.

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por