NOTÍCIAS

Estímulo à videocirurgia é propósito do V Congresso Sulbrasileiro de videocirurgia
Evento contará com cirurgias ao vivo e simuladores de robótica e laparoscopia

22/09/2013

Cleber Allem Nunes
Presidente SOBRACIL-RS
Fixar o valor da videolaparoscopia na região sul e estimular novos médicos a aderiram a esta técnica são os principais objetivos do V Congresso Sulbrasileiro de Videocirurgia que a Sociedade Brasileira de Videocirurgia - Capítulo RS promoverá entre os dias 25 a 28 deste mês (setembro), em Porto Alegre. A estimativa dos organizadores é de o evento reúna cerca de 600 participantes.

Na mesma ocasião serão realizados o III Congresso Sul-Americano de Videocirurgia, o V Congresso Sulbrasileiro de Videocirurgia, a XXX JACAD - Jornada de Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo, a II Jornada de Cirurgia do Capítulo RS, o IX Simpósio de Cirurgia Bariátrica da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - Capítulo RS e o III Congresso da Sociedade de Endoscopia Ginecológica do RS, da Federação de Endoscopia e Cirurgia Ginecológica e Obstétrica Brasileira (FEGOB).

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Videocirurgia – Capítulo RS, Cleber Allem Nunes, há um crescimento significativo do número de médicos que utilizam a técnica no Sul. "Queremos fixar a videocirurgia como uma realidade e não como exceção, pois é assim que tem acontecido aqui. A videocirurgia veio e vai ficar, pelas vantagens que oferece como técnica", explica.

Cirurgias ao vivo e simuladores

Dois cursos que serão realizados durante o congresso, um na área de hérnia e outro de proctologia, contarão com cirurgias ao vivo e estações de treinamento com simuladores – um robô e um para laparoscopia. "Queremos assim estimular o aprendizado para que novos médicos passem a adotar a técnica", acrescenta Cleber.

A programação completa, bem como informações sobre o local você encontra em http://www.socigers.org/jacad2013/.

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por