NOTÍCIAS

Endometriose e Mioma in Rio

05/12/2016

Cerca de 120 especialistas participaram nos dias 2 e 3 de dezembro, no Windsor Barra Hotel, do simpósio Endometriose e Mioma in Rio, que abordou, entre outros temas, a Endometriose e a infertilidade e as cirurgias realizadas através da Robótica.

Segundo Claudio Crispi, um dos coordenadores do evento, a Endometriose continua crescendo no Brasil, principalmente entre as mulheres mais jovens, por falta de informação de pacientes e profissionais de saúde. É uma doença silenciosa que vem causando devastação no organismo feminino e está virando caso de saúde pública no país. No Brasil, grande parte dos médicos que não são especialistas ainda não sabe como lidar com a doença, que tem sido detectada cerca de até 10 anos depois de seu aparecimento, o que pode mutilar a mulher. Uma das principais conseqüências da Endometriose é a infertlidade. Cerca de 50% dos casos de infertilidade nas mulheres do mundo inteiro, são causados pela doença, que atinge 15% da população feminina entre 15 e 45 anos.

Em sua palestra Claudio Crispi informou que as cirurgias robóticas de Endometriose estão chegando ao Brasil com enorme sucesso, uma vez que são menos invasivas e traumatizam menos os tecidos. Elas já vem sendo utilizadas nos centros mais avançados do mundo, com altos índices de aprovação. E um novo desafio está surgindo afirma: já está provado que no assoalho pélvico e nos nervos da pelve a delicadeza e precisão do Robô tem se mostrado imprescindíveis.

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por