NOTÍCIAS

A segunda opinião

24/10/2016

“Muitas vezes médicos são procurados para dar uma “segunda opinião” em diversos casos de saúde. Uma segunda opinião pode ajudar na escolha da conduta mais adequada, tanto para pacientes como para médicos.

Uma outra opinião pode não ser divergente da primeira no seu conteúdo, mas sim em sua forma. Por isso deve elucidar, sem buscar encantar ou seduzir.

Por outro lado, os médicos envolvidos devem dialogar sobre a diferença entre uma eventual inconsistência técnica da proposta inicial ou se na realidade faltou maior esclarecimento da mesma. Devem ter em mente que não estão numa disputa dissimulada de egos, mas em busca do melhor para o paciente no curto e no longo prazo. Independente da formação, os profissionais de saúde estão em constante aprendizado.

Em qualquer situação, contudo, é obrigação profissional esclarecer os fatos (objetivos e subjetivos) e não contribuir para um clima que gere mais insegurança. Lidar com fatos subjetivos não é tarefa simples para os médicos, mas é sempre mais complexa para os pacientes.”

Este artigo do Dr. Alfredo Guarischi será colocado na íntegra no próximo SOBRANEWS e será o primeiro de uma série que Alfredo Guarischi passará a escrever para o Boletim, sempre sobre temas de nosso interesse.

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por